domingo, 10 de janeiro de 2010

Kidult Style ...

Em 2003 a Collcci lançou uma linha de roupas inspirada no universo infantil, utilizando o termo Kidult, que seria o lado infantil da moda ultrajovem, utilizada até hoje em toyart e no estilo de alguns cartunistas famosissimos...
Já em 2007 a Mattel criou uma linha de bonecas chamada "Mini Barbies" com uma proposta parecida com linha Polly Pocket, ou seja algo bem interativo e cheio de possibilidades para as crianças...
Porém um colecionador de Florianópolis viu algo além daquele rostinho bonito... e começou a customizar aquelas meninas pequenas, colocando em corpos mega articulados e fazendo trabalho de repaint até desenvolver um métodod de implante temporário de cabelos, assim surgiu o Shiny Disco Dolls e seu estilo suuuuper kidult.
Essas bonecas são o sonho de qualquer customizador, pois enquanto nós suamos a camisa pra conseguir uma pose natural, o corpo dessas meninas possibilita um ensaio muito mais natural ;)

Com vocês um papinho com meu amigo Jeff e em seguida seu ensaio em ritmo de balada, para conhecer mais o trabalho dele, acesse seu perfil : Shiny Disco Dolls




*** Qual a inspiração para o ensaio?

- Nossas dolls são nossos avatares. A minha intenção, partindo dessa premissa, é fazer através delas aquilo que eu mais gosto: festa! Do batismo do meu perfil aos recursos que tenho, identifiquei que o apelo delas segue para o lado da vida noturna, aquele momento em que os amigos estão à vontade, a mente já atingiu altos níveis de prazer e vc tem vontade de dançar loucamente e distribuir o seu amor. As músicas são um personagem de destaque, e as frases soltas dessas músicas sugerem mais sentimento do que pensamento, são mais efeito do que causa.

Além disso, existe uma lésbica dentro de mim; neste ensaio e em vários anteriores brinquei com o homoerotismo feminino. Acho que isso vem de uma capa da revista "Allure" - de meados da década de 90, quando a estética das modelos atuais começou a ser delineada - em que duas new faces apareciam próximas, rosto com rosto, lindas e etéreas. Aquela imagem me marcou e eu adoro reeditá-la.

*** O que você quis passar com cada roupa?

- É preciso considerar que as minhas dolls não são Barbies: elas são menores, magérrimas, e têm um aspecto de meninas saindo da adolescência. Eu não consigo arrancar exuberância delas, sendo assim, a solução é sugerir atitude. Minhas fotos são o teatro da música noturna, e eu tento mostrar isso através do figurino. Sem assumir este ou aquele rótulo, sinto mais liberdade quando posso misturar conceitos como o infantil, o rock, o andrógino...


*** Como você customiza suas dolls e de onde vem os nomes delas?

- Voltando ao quesito tamanho, o material utilizado na customização das dolls maiores não serve pra mim, já tentei e fiz besteira. Por não ter bom traço, não tiro 100% da maquiagem Mattel; me limito às sobrancelhas, que repinto com canetas permanentes, criando uma dinâmica individual; a cor da íris, que original e cansativamente chega sempre azul, eu pinto com a caneta permanente ou com BIC - com esta, para fazer tons castanhos, passo uma mão de vermelho, depois verde, e selo com verniz opaco - por cima da pintura da fábrica, porque esferográfica direto na pele de boneca é crime!!! Meu maior problema é fechar e repintar as bocas, nunca sai do jeito que imagino, mas não é nada que tire a beleza das minhas filhinhas.

- Quanto aos nomes, tenho duas regras: seguir a ordem alfabética e batizá-las de acordo com a personalidade que cada carinha me inspira. Minhas duas dolls principais - Camila Dantas e Sabrina Santalla - são o exemplo do que disse. Camila sempre me deu uma sensação de menina boa, bonita, simples; Sabrina é nome de garotas ousadas, sexies, talvez por isso seja o nome que tantos travestis adotam. Irônico é concluir que são dois nomes femininos que eu gostaria de ter se tivesse nascido mulher. São dois nomes que eu já amava muito antes de ter bonecas, eram personas que existiam sem um corpo físico. Além disso, tem a questão da dupla nome/sobrenome ficar harmônica, marcante, como os dos atores e modelos da vida real. Vira a marca registrada de cada um.


Soooo Let´s dance :

























5 comentários:

  1. O Di.... continua assim que logo logo te chamam para ser jornalista de moda ;P
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista, e muito bom o ensaio!

    ResponderExcluir
  3. Di, tua apresentação foi maravilhosa... Nunca mais vou olhar minhas meninas do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Adorei os corpinhos! Mas se são minis... qual a altura dessas dolls? Uma barbie normal tem uns 30cm.

    ResponderExcluir
  5. ixx só perguntando pro Shiny pra saber, mas acho que elas tem 15 cm

    ResponderExcluir