quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Barbie in India!

A Mattel começou na década de 80 a primeira linha de bonecas colecionaveis, a "Dolls of the world", nessa mesma época foi lançada a primeira doll indiana, tendo esta uma versão repáginada em 1997, depois disso veio a Barbie princesa hindu e a Diwali da série de festivais do mundo. Mas nas década de 90 a marca indiana Leo em parceria com a Mattel começaria uma linha de bonecas exclusiva para o mercado indiano, criando assim a coleção mais linda de barbies étnicas, cada uma representando um estado da India, além de expressões culturais do país, segue abaixo algumas dessas raridades para nós pobres ocidentais:


Dançarina de Bharata Natyan: Bharata Natyan é uma dança tradicional hindu a qual além dos mundrás com as mãos e expressões faciais ainda utiliza elementos como sinos nos pés das dançarinas, é uma dança devocional aos deuses.


Detalhes das joias no rosto da boneac e o véu feito com sementes, além de um nath no nariz


Gujarati bride : Noiva representando o estado de Gujarati, um dos estados mais extravagantes da India, onde as noivas se vestem de forma bem mais colorida e enfeitada, a doll representa bem este estado cujo a dança principal é o Bhangra.

Detalhe para a jóia na testa da boneca , muito bem ornamentada.


Punjabi Bride Barbie : representando Punjab ela utiliza uma roupa de noiva com detalhes e jóias que representam bem a mulher de Punjab e seu estilo único, quase que tribal.




Detalhe para o Nath grosso em seu nariz, marcando bem o estilo das mulheres de Pubjab, os bordados do véu e do sari são extremamente lindos


Punjab lady: representando a mulher de Punjab durante suas atividades diárias, o amarelo da saia e do sari dão um colorido único diferente de qualquer boneca étnica já comercializada


Punjab em close, joias mais simples e cabelos presos em tranças.


Barbie Indian diva: desta vez na versão tradicional ocidental, a loira resolveu dar uma volta pela india utilizando um traje misto de ocidente e oriente, detalhe que esqueceram de contar pra Barbie é que não se mostra as pernas na India ...

Princess of India: Boneca colecionavel da série Dolls of the world.

Barbie and Skipper Hindu Festival: Não tenho certeza, mas essa roupa parece ser representando o estado da Bengala e o festival do Navaratri.


Olha a Skipper indiana !


Rajastani: Rajastão a terra dos reis e dos nobres, dolls toda customizada com brocados do próprio Rajastão, linda em todos os detalhes.

Rajastani em close, lindos detalhes no véu e no nath (nose ring)


Hindu Bride, boneca da séria "Expressions of India"


Hindu Bride em close, o mesmo mold face da barbie ocidental, infelizmente não utiliza a tradicional maquiagem de noiva indiana com pontos ao redor das sombrancelhas, mas o nath e as jóias estão lindos.


Dançarina de Manipuri: Representando Manipur com seu traje de dança tradicional, a dança de Manipur conta as leelas (histórias) dos deuses em suas batalhas contra os hasuras (demônios) além de histórias do dia a dia desta região da India.

Lindo detalhe do colar e o véu preso diretamente nos cabeloas presos da boneca.

Coleção Barbie in India: Uma coleção simples da Mattel mas não menos bonita

Ken in India, detalhe apra o lindo o rosto e para o traje tradicional, um verdadeiro sahib!



Chandramukhi, boneca representando personagem do filme Devdas

HARIBOL!!!!

3 comentários:

  1. As versões morenas tendem a ser lindas, e as indianas levam essa característica a níveis altíssimos; os closes da Barbie e Skipper falam por si. Bonecas mais do que encantadoras!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia do blog de reunir imagens dos diversos modelos da berbie! já estou indicando para conhecidos viciado nela!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Di, eu sou suspeito de falar qualquer coisa sobre essas bonecas, ainda mais sabendo o quanto vc é apaixonado pela cultura indiana! Tudo lindo!

    ResponderExcluir