domingo, 16 de janeiro de 2011

Barbie OOAK - Burlesque Doll by Ever Olliver

Ooak ou One of a kind- é a arte de transformar bonecas em personagens únicos.
Essa é a proposta de Ever Olliver para sua doll inspirada no filme Burlesque estrelado por Christila Aguilera e Cher!
Confira aqui o passo a passo dessa doll que é pra mim um dos melhores trabalhos que o Ever já fez... e... para acompanhar mais de perto os outros trabalhos do Ever, acesse o blog dele: http://olliverbonecosooak.blogspot.com/

Agora confira o trabalho de criação da Burlesque Doll by Ever Olliver:

1° Passo: Criando o visual da boneca

Olá a todos hoje vou mostrar a vocês como se cria uma boneca, processo o mesmo que a própria Mattel segue para criação de uma boneca protótipo antes de seu lançamento oficial nas lojas. Bom, a primeira coisa a se fazer antes de tudo é pensar em um tema, no meu caso quero fazer uma boneca de show com no me de “Burlesque”, então fiz esboço da caracterização da boneca, como roupas, acessórios e o visual no geral, tudo para ter uma idéia de como vai sair à boneca no final processo. (foto 01)

Depois de definido todo o visual da boneca no croqui de esboço, (foto 02) hora de pensar em qual boneca utilizaremos, para esse trabalho eu escolhi uma Barbie Top Model (foto 03). Depois de tirar da boneca selecionei algumas peças prontas que eu já tinha em meu arsenal, como meia arrastão, shorts e botas. Diante das medidas foi costurado um top e um blazer curto, então para finalizar só preguei micro botões na cor preta no blazer só para dar um ar de realismo a peça. (foto 04)











2° Passo: Criando acessórios

Como no croqui eu criei uma gargantilha na cor preta, com miçangas, linha de costura e muita paciência, fui construindo a gargantilha aos poucos da forma que eu desejava e só depois coloquei no corpo da boneca para ajustar a largura no pescoço e posteriormente colocando parte da roupa para visualizar o efeito dela com o visual construído.

Como também criei no croqui uma cartola para o look dela, hora de construí-la, utilizei papel cartão comum e desenhei dois círculos um maior para a aba e outro menor para a topo da cartola e outro pedaço retangular para o “corpo” da cartola.

Depois recortados com um lápis fui desenhando no verso do papel camurça dois círculos grandes, um pequeno e um retângulo e só depois com cola encapei meus moldes com os recortes de papel camurça.

Depois de devidamente secos só então recortei e dobrei suas extremidades para então colar e construir a cartola, finalizando com uma fita de cetim e uma pena para o acabamento.





3° Passo : Modificando a boneca

Depois de finalizar todo o look da boneca hora de partir para a mesma removendo toda sua pintura original com removedor de esmaltes e repintando outra.

Depois de pintar a boca da boneca com tinta acrílica da cor desejada, em seguida com tinta acrílica branca desenho o globo ocular e depois com tinta preta já faço a sombra do côncavo (em cima da pálpebra) e com a tinta bem diluída em água faço a sombra e também defino os cílios inferiores do olho para visualizar a expressão da boneca quando eu for pintar os olhos.

Já definindo para qual lado a boneca vai olhar, pinto os olhos levemente deixando dois círculos de tamanhos e formas iguais depois com tinta preta dou um pingo dentro dos olhos para fazer as pupilas e aproveito para fazer os cílios posteriores, para finalizar a pintura dou um pingo de tinta branca sobre a tinta preta para fazer o brilho do olhar da boneca e por fim finalizo selando a pintura com verniz fosco para os olhos e verniz brilhante para os lábios e está pronta, agora hora de fazer os cabelos.

4° Passo: Cacheando os cabelos

Como essa boneca terá cabelos estilo Black Power, vou precisar fazer muitos cachos, para isso usarei arames de metal forrados com borracha. (sempre que compro alguma boneca nova eu guardo aqueles araminhos que a prende na caixa para essa finalidade).

Além disso, usarei duréx e água quente e água gelada para o choque térmico.

Primeira coisa a fazer é umedecer o cabelo da boneca em água corrente e secar com a toalha para tirar o excesso de água só para facilitar separar o cabelo em mechas para cacheá-los. Depois de cortar os araminhos em aproximadamente 5cm e colocar um pedaço de duréx no centro de cada arame fazendo um sinal de +, coloco a boneca entre minhas pernas para segurá-la e separo uma mecha e envolvo o duréx e deixo outra ponta livre para colar do outro lado. (foto 12)

Fazendo exatamente dessa forma facilita na hora de enrolar os cabelos, pois a ponta não solta, mas precisa envolver bem o duréx no cabelo da boneca e depois ir enrolando até a raiz e depois prendendo as pontas ao redor do cacho preso, fazendo isso em toda cabeça.

Feito todo esse processo, esquente uma chaleira de água quente e depois que ela estiver começando a alcançar fervura desligue. Em uma panela acrescente a água quente e coloque apenas o cabelo da boneca em contato com a água deixando por no máximo 5 segundos e retirando imediatamente e colocando na água gelada, repita esse processo de choque térmico por mais duas ou três vezes e com uma toalha tire o excesso de água e deixa secar na sombra por um ou dois dias para então tirar os rolinhos e revelar um Black Power volumoso.

5° Passo: Construindo a caixa

Enquanto o cabelo da boneca não secava esbocei em um papel como seria a caixa para ela, tive a ideia de criar a tampa como se fosse as costas de um espartilho aveludado, onde quem quisesse abrir a caixa teria que alargar o espartilho para revelar a boneca fazendo uma menção aos cabarés, depois de algumas idéias e tirar medidas do acetato encontrei uma imagem de cortina vermelha e imprimi para fazer o fundo que acomodaria a boneca, fiz aplicação de cola glitter no letreiro que levaria o nome da boneca e fiz decoração dos lados da caixa, para quem visse de frente imaginasse que fossem luzes de show.

A escolha na cor da fita de cetim foi um dilema, mas depois de muito pensar a respeito escolhi a vermelha por ser uma das cores da roupa dela e trazer a caixa um toque sensual em meio do preto da caixa com o tom branco das fitas laterais do espartilho!

Depois de alguns retoques a construção da caixa estava pronta, deu bastante trabalho mais o resultado final ficou de meu gosto!

E para finalizar a boneca pronta junto sua caixa, uma boneca exclusivíssima, uma ooak perfeita. (foto 17)

Espero que gostem!

fim...

9 comentários:

  1. Olá, primeiramente Parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Eu sou iniciante colecionador e este mês comprei minha primeira Barbie, logo ando pesquisando muito e encontrei seu blog, adorei. Gostaria que me desse um concelho se pudesse, como faço para tirar a cabeça de uma Barbie (neste caso Fashionista) sem quebrar o pescoço? Tem alguma dica? Eu pretendo em breve fazer reroots em algumas e tenho esta dúvida. Caso prefira responder por e-mail: orlandoprosper@hotmail.com
    Obrigado e Parabéns pelo trabalho, Abração !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA VC BOTA O SECADOR NA ALTURA DO QUEIXO DA BONECA E QUANDO A CABEÇA TIVER MOLE VC TIRA

      Excluir
  2. Oi Orlando, não tem bem uma técnica pra isso, vai é de muita paciencia mesmo, mas vc pode fazer isso alisando o cabelo da barbie com agua fervendo primeiro, assim a cabeça ficabem mole e vc consegue tirar numa boa :)

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Ficou muito lindo!!! Parabéns pela concepção; o projeto é encantador.

    ResponderExcluir
  4. Parabens belo trabalho gostaria de saber mais sobre esse mundo seria possivel entrar em contao comigo atraves do e-mail? tirso22@hotmai.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa isso é encantador, trabalho de artista. Apesar de não colecionar barbie, me deparei com um dilema. Minhas filhas não gostam muito das barbie delas e as pobrezinhas ficam jogadas. Desde ontem estou em processo de lavar e arrumar as barbies (pois eu amo ),e com isso busco ideias para recuperá-las e deixá-las mais arruadinhas, foi então que encontrei vc e me apaixonei pela postagem.parabéns

    ResponderExcluir
  6. Moço, parabéns pela sua criação. Você é muito criativo e detalhista. Amei seu trabalho. Espero poder me deparar com mais estilos mágicos criados por você. Abração. chandlerjvc@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente perfeito!!! Eu entrei recentemente para esse world de transformar bonecas barbies. Em 2006 comprei minhas 2 barbies e um ken, (contra a vontade de minha mãe que axa que bonecas é coisa de criança... nada a ver né? rsrs). Atualmente tenho 4 originais e 6 "genéricas" kkk, aprendi a fazer reroot e repaint observando seu trabalho!!! Cara você é incrível!!! Kiss
    Lady Day

    ResponderExcluir