segunda-feira, 5 de abril de 2010

Arte do Repaint

Everson Olliver ou Ever Olliver (como ele prefere ser chamado), é um grande artista plástico, eu particularmente conheço seu trabalho desde que ele fazia parte de um famoso sobre dolls customizadas.
O que mais me chamava atenção em seu trabalho era o fato de dar personalidade a cada doll com seus traços originais e muito bem feitos, depois que o site se extinguiu continuei acompanhando seu trabalho pelo orkut mesmo, sempre babando nas Dolls exclusivissimas que ele criava.
Ever tem um estilo único e não tem medo de ousar, assim como eu ele não tem medo de pegar uma doll collector carissima e fazer ela ficar "exclusiva e única" como ele mesmo definiu em uma de suas fotos no orkut.
Hoje estarei mostrando mais da arte incrivel do Ever, onde ele mesmo comenta as modificações que fez e ensina a fazer um repaint, sim porque bons artistas não tem medo de dividir sua arte:


"Para esse trabalho repintei todo o rosto da boneca copiando as feições da Xuxa, depois cortei o cabelo e copiei o penteado"

" Para essa encomenda repintei o rosto do boneco copiando as feições da foto do cliente e clariei os cabelos do boneco pintando com tinta acrílica"

"Aqui nesse trabalho repintei o rosto da boneca copiando as feições da Carmen Miranda, amarrei seus cabelos em um coque para colocar os adereços na cabeça."

"Nessa encomenda repintei o rosto da boneca copiando as feições da Madonna e seus cabelos encaracolei com arame e dei choque térmico com água quente e fria, ao secar fixei o cabelo com cola misturada com água."

" Aqui neste trabalho repintei todo o rosto da boneca, retirei a franja e recoloquei cabelo no local, e finalizei com um corte Emo moderno em base da foto pequena anexada na foto"

" Para essa Pin-up foi completamente repintada e seus cabelos enrolados em arame e foi dado choque térmico com água quente e fria, depois de seco foi fixado com cola misturada em água."

"Nesse boneco sua pintura facial foi totalmente refeita e seus cabelos pintados e depois fixados no cabelo e topete com cola misturada em água."


"Para esse trabalho mantive os olhos e remaquiei a sombra e os cílios e a boca foi repintada com outra cor e selada para durar."



Passo à passo de um repaint:

Materiais: Contonetes, acetona, lápis 6b, paleta para misturar cores, palito de dentes, pincéis na série 00 ou 000 (uso Condor), verniz com acabamento fosco e brilhante (uso Acrilex), tintas acrílica (uso Daiara).

1° Passo: Molhe o contonete na acetona e apague o rosto da boneca, depois de ter apagado totalmente o rosto deixe de lado e prepare na paleta misturando água nas tintas para deixa-la bem rala:
Prepare a branca (para globo ocular e se a boca da boneca for do estilo "sorriso")
Prepare outra cor de sua preferência para olhos (azuis, verdes, castanhos e etc).
Prepare a preta (para contorno dos olhos e cílios)
Prepare outra cor para boca (vermelho, rosa e etc)

2° Passo: Com o pincel 000 faça o globo ocular da boneca e os dentes se sua boneca tiver um sorriso, (não se preocupe se um globo não sair igual ao outro) depois de feito com o palito de dentes vá "apagando" as rebarbas até ficarem iguais ou ligeiramente parecidos. Feito isso escolha qual lado a boneca vai olhar e desenhe bem de leve com lápis 6b os olhos em cada globo ocular, feito isso com a cor escolhida dos olhos preencha os círculos com a cor, depois disso com o pincel e a cor preta faça o contorno dos olhos e os cílios e a pupila do olho.
Obs: Se sua boneca for morena faça sombracelhas pretas ou castanho escuro, se sua boneca for loira ou ruiva faça sobrancelhas castanho claro.

3° Passo: Com o pincel na cor desejada pinte a boca com cuidado tomando cuidado para não borrar, caso isso aconteça utilize o palito de dente molhando em água para consertar o erro. Feito isso seu trabalho está quase pronto, agora falta selar a pintura para não sair, com o pincel 00 no verniz brilhante passe na boca para dar aspecto de gloss nos lábios da boneca e nos olhos para refletir luz, com o mesmo pincel no verniz fosto passe na sombracelha e nos cílios e no contorno dos olhos para selar o trabalho.

E pronto! Seu repaint está pronto!

9 comentários:

  1. muito bom adorei a carmen mirada =D

    ResponderExcluir
  2. Além de ser um amigo querido, fazer parte, entre outras atividades, do mundo dos colecionadores de bonecas, o Everson é um artista extremamente dedicado.
    Seus trabalhos estão aí para confirmar.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Legal a arte de repintar a maquiagem das dolls. E o trabalho dele é super demais. Adorei! Mas acho que não teria jeito com o lápiz e os pincéis (não sei fazer minha unha sozinha direito :P ) E dai, tu vais se aventurar por esses caminhos, também? Se sim, mostra teu trabalho por aqui. Gosto demais de tua criatividade!
    Abs.
    Sam

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, não tenho Orkut, que pena! Deve ter mais fotos de tuas dolls lá, né? Mas te acompanho pelo blog, pode deixar
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Aqui está um artista que eu gosto, e um amigo (recente) que eu gosto mais ainda: Everson. Não é só no repaint muito correto que é sua marca, entretanto, que eu o admiro. Quem tem a oportunidade de ver seu trabalho como fotógrafo sabe o que estou dizendo. É deleite puro! Parabéns Everson pelo trabalho e parabéns ao Di pela matéria!

    ResponderExcluir
  6. amei a carmen... sou muito fã... bjos... parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Como vc pinta o cabelo?! q tinta e usada..? bjs..um belo trabalho!

    ResponderExcluir