quinta-feira, 4 de março de 2010

Dolls que quebraram barreiras ...

Recentemente a mídia e a internet do Brasil voltaram seus olhos para a criação do meu amigo Marcus Baby a respeito da boneca da personagem Luciana vivida por Aline Moraes que por coincidencia aparece utilizando uma cadeira de rodas.
Então começaram os questionamentos sobre a inclusão social de pessoas cadeirantes transformadas em bonecas, será que realmente uma boneca com caracteristicas diferentes venderia?
Aqui vão alguns exemplos de bonecas lançadas pela Mattel que quebraram barreiras:


Christie - Em 1968 os Estados Unidos estavam recuperando-se da segregação racial na américa, depois de ícones da cultura pop como as Supremes e Diana Ross em sua liderança, a beleza negra e o cidadão negro em fim estava encontrando seu lugar na sociedade racista americana.
E por que não uma Barbie negra? Os negros tinha empregos estaveis, as vezes trabalhavam em até 3 empregos, tinham poder de compra consideravel, mas principalmente a Mattel pensou que a Barbie precisava sim dar exemplo as crianças de que não existe diferença entre raça e cor, por isso a Barbie ganhou uma nova amiga que a acompanhava em todas as suas aventuras, seu nome era Christie!


Teresa a Barbie Latina - a primeira amiga hispana da Barbie, surgiu em 1988 e já teve mais de 5 moldes de rosto diferente.

Becky a Barbie cadeirante : O projeto de Becky é bem antigo, apesar de ela ter sido lançada em 1997 seu projeto vem desde os anos 80.
Os designers perceberam que muitas crianças com necessidades especiais viam na Barbie um espelho em virtude de suas profissões, logo por que a Barbie não teria uma amiga cadeirante? Junto com Becky ( e seu incrivel rosto) foram lançados toda uma linha de produtos que permitiria a boneca acompanhar sua amiga Barbie em todas as suas brincadeiras, ou seja ela foi incluida , logo a casa da Barbie tinha um elevador especial para Becky , rampas de facil acesso e tudo o mais. Mas não era só isso, Becky não precisava ser só bonita... então com os jogos para olimpicos veio a Becky competidora para olimpica:

Becky atleta para-olimpica

A Becky do Brasil ... Inspirado na novela "Viver a Vida", o artista plástico Marcus Baby criou a sua versão da boneca e sim foi um tremendo sucesso, apesar de não ter fins comerciais o mesmo foi muito assediado para compra da boneca, ela realmente fez mais sucesso que a própria Becky no Brasil, porém por um detalhe, esta boneca conseguiu ser mais realista do que a propria Becky ... para quem quiser conferir outras criações do artista acesse: http://www.bonecosdobaby.blogspot.com



Earring magic Ken ... Esse Ken foi criado devido ao fato das meninas e acreditem sim, os meninos queriam um Ken alternativo e mais descolado, no comercial ele aparecia sem a Barbie e andando com seu amigo Alan em seu carro, ele foi considerado alternativo de mais e foi quase polêmico, porém foi o que mais vendeu até hoje, e sim... ele foi considerado o Ken Gay ...

4 comentários:

  1. Lindo o post, Di, adorei!!! É bom lembrar que também existem bonecos transex (que é o caso da "RuPaul") e até eroticos como o marrento gogo-boy, personagem do Tom Of Finland que é vendido a preço de ouro!!! Acho que esse alarme todo em cima da minha boneca também se deve ao fato do sucesso da novela, da "moda Marcus Baby" e a cultura brasileiro de que aqui "tudo acaba em samba (ou em "pizza")"... Abração!

    ResponderExcluir
  2. Belo post mesmo! Adorei!
    Eu não lembrava mais das dolls nas cadeiras de rodas...

    ResponderExcluir
  3. Todos os pontos positivos para o Ken *Earring Magic* passeando, feliz da vida, em seu carro e acompanhado do amigo Alan... Pena que nunca vi esta propaganda... Vou tentar encontrá-la no Youtube. E estrelinhas douradas para as étnicas, que, na minha opinião, são e sempre foram mais lindas do que as caucasianas!

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ver o vídeo da propaganda do Ken!
    Nem sabia desse babado todo!

    ResponderExcluir